quarta-feira, 6 de julho de 2011

Comentário bíblico

Escola Bíblica dominical lição 02 Comentário Pb.Luciano Pereira                                                                   A MENSAGEM DO REINO DE DEUS                                                       
Na mensagem de Mc 1.14;15 Jesus aparece com a mensagem dominante da fé cristã que é a mensagem do evangelho ( O mesmo que boas noticias) a - trata-se de Boas novas com respeito a verdade Gl 2. 5  b – trata-se de boas novas com respeito a esperança Cl 1.23 c –trata-se de boas novas com respeito a  Paz Ef 6.15 Em Rm 14.17 Paulo enfatiza a seus ouvintes que o reino de Deus e sua mensagem não de baseia em comida e bebida como alguns pensavam,mas se resume em 3 grandes verdades totalmente opostas ao egoísmo 1º- Justiça , Oferecer a Deus e aos homens o que lhes é de direito, na vida cristã o que devemos oferecer aos nossos semelhantes é simpatia e Consideração ,ou seja ,os sentimentos dos outros se tornam mais importantes do que os nossos,O Cristianismo significa colocar considerar primeiro o outro,depois o eu  2º- A Paz ,a paz não é somente ausência de problemas,A paz fala sempre de algo positivo,é a confiança do bem estar com Deus,consigo e com os homens no relacionamento 3º- A Alegria, esta alegria nunca é egoísta, a alegria crista não consiste em nossa alegria primeiramente,mas na alegria do outro,felicidade que ofende os outros não é felicidade é maldade,por isso a mensagem do reino é também se alegrar com os que se alegram e fazer os outros felizes,por isso na busca de nossa felicidade nunca devemos machucar a ninguém, I Co 13 . 4,5,6,7 a alegria cristã não é individualista,é algo interdependente,a alegria do cristão é gerada quando ele dá alegria a outro,a liberdade cristã do reino consiste em fazer não o que queremos mas sim o que cristo quer. Este é o significado da palavra servo. Em Co 1.13,14 nos é informado por Paulo que Cristo nos tirou da  potestades das trevas e nos transportou para o Reino do filho do seu amor,em quem temos a redenção pelo seu sangue a saber a remissão de nossos pecados. Na mensagem do sermão da montanha se destacam :
os pobres de espíritos = os que reconhecem que não possuem alto suficiência e são dependentes ( São humildes) Mt 5.3 Os que choram = são os que se entristecem e se quebrantam por seus pecados e fraquezas Mt 5.4 ( pranto)  Os mansos = humildes e submissos diante de Deus,que não se deixam dominar pela ira (Mansidão) Mt 5.5 Os que tem fome e sede de justiça = os que tem fome e sede de Deus, e se tornam um defensor das causas justas (Justiça e bondade) Mt5.6 Os misericordiosos = os que sentem compaixão e misericórdia pelo próximo ( Amabilidade e misericórdia) Mt 5.7 Limpos de coração = os Que tem seus corações lavados pelo sangue de cristo que vivem em harmonia com Deus(Coração puro) Mt5.8  Os pacificadores = os que se reconciliaram com Deus mediante a cruz de Cristo e levam a paz de Jesus a outros (Paz) Mt 5.9 Os perseguidos por causa da justiça = os que são perseguidos por amor a Cristo e que vivem de acordo com sua palavra (Fidelidade) Mt 5.10
O reino de Deus não é palpável,não é terreno,Logo é de natureza espiritual.A Condição nº 1 para se entrar no reino é nascer de novo,passar pela regeneração se deixar ser regenerado a fim de ser uma nova criatura,e em seguida Ser um emissário,um representante um embaixador deste reino, influenciando e gerando frutos para glória de Deus mediante a mensagem do Evangelho, O Cristão que não se importam em pregar a mensagem do evangelho ainda não é cristão e nem nasceu de novo .
A mensagem do Sermão da montanha deve ser vista Sob 3 ângulos: dimensão presente,dimensão Escatológica, dimensão de Compromisso.Buscar em 1º Lugar o Reino de Deus Transcende qualquer Pensamento religioso,Todas as Religiões se baseiam na satisfação da necessidade pessoal,Quando buscamos em primeiro lugar o reino de Deus descobrimos como viver de forma eficiente para Deus neste mundo. Devemos Priorizar mais o Reino .
O Perigo de uma lealdade DIVIDIDA Lc 9 .59,60 ... Deixa que os Mortos sepultem seus mortos,SEGUE-ME TU AGORA! Honremos a Deus em 1º Lugar!  Há um Teste de Prioridade do Reino Lc 18.18---23 Não sejamos Religiosos Mas Autênticos Cristãos Nada do que abandonamos em Prool do Reino se Perde Lc 18.28—30 Prioridade do Reino de Deus : 1- exige dedicação  Exclusiva 2 – o Reino de Deus não é um clube de bênçãos 3- Nada deve valei mais para nós do que o Reino 4- Se nos Preocuparmos com O reino O REI cuidará de nossa família 5 – Quem vive em Busca do Reino não deve possuir Senso de Posses .

Nenhum comentário:

Postar um comentário