quinta-feira, 14 de abril de 2011

Um Conselho de Deus Para você!

Navios que se Quebram em Ezion  Geber
2 Cr.20.31—37  NVI



Assim Josafá reinou sobre Judá. Ele tinha trinta e cinco anos de idade quando se tornou rei, e reinou vinte e cinco anos em Jerusalém. O nome da sua mãe era Azuba, filha de Sili.  Ele andou nos caminhos de Asa, seu pai, e não se desviou deles; fez o que o SENHOR aprova. 33 Contudo, não acabou com os altares idólatras, e o povo ainda não havia firmado o coração no Deus dos seus antepassados. Os demais acontecimentos do reinado de Josafá, do início ao fim, estão escritos nos relatos de Jeú, filho de Hanani, e foram incluídos nos registros históricos dos reis de Israel. Posteriormente, Josafá, rei de Judá, fez um tratado com Acazias, rei de Israel, que tinha vida ímpia.  Era um tratado para a construção de navios mercantesc. Depois de serem construídos os navios em Eziom-Geber, Eliézer, filho de Dodava de Maressa, profetizou contra Josafá, dizendo: “Por haver feito um tratado com Acazias, o SENHOR destruirá o que você fez”. Assim, os navios naufragaram e não se pode cumprir o tratado comercial.

Leu e Prestou atenção ao texto? 1º Porque os navios se quebraram v 33 Diz: contudo,Porém. Leia com atenção o Cap 17 .1—6

Josafá, filho de Asa, foi o seu sucessor e fortaleceu-se contra Israel.  Posicionou tropas em todas as cidades fortificadas de Judá e pôs guarnições em Judá e nas cidades de Efraim que seu pai, Asa, tinha conquistado. O SENHOR esteve com Josafá porque, em seus primeiros anos, ele andou nos caminhos que seu predecessor Davi tinha seguido. Não consultou os baalins,  mas buscou o Deus de seu pai e obedeceu aos seus mandamentos, e não imitou as práticas de Israel.   O SENHOR firmou o reino de Josafá, e todo o Judá lhe trazia presentes, de maneira que teve grande riqueza e honra.   Ele seguiu corajosamente os caminhos do SENHOR; além disso, retirou de Judá os altares idólatras e os postes sagrados.

Perceba que o relato do Cronista é que O Senhor esteve com Jeosafá em seus  primeiros anos de reinado, e que ele ele retirou de Judá os altares idólatras e os postes ídolos.

No texto base da leitura acima,precisamente o verso 33,está relatado pelo mesmo cronista que ele não retirou os altares idolatra, e o povo não firmou o coração no Senhor Deus de seus antepassados.O escritor cronista não cometeu uma contradição,ele não se enganou no relato,a grande questão é que Jeosafá,retirou os altares pagãos e os idolos, Mas não totalmente. Leia com atenção Cap 15.16,17.

16 O rei Asa chegou até a depor sua avó Maaca da posição de rainha-mãe, pois ela havia feito um poste sagrado repugnante. Asa derrubou o poste, despedaçou-o e queimou-o no vale do Cedrom. 17 Embora os altares idólatras não tivessem sido eliminados de Israel, o coração de Asa foi totalmente dedicado ao SENHOR durante toda a sua vida.

Cap 14.2--5 
2 Asa fez o que o SENHOR, o seu Deus, aprova. 3 Retirou os altares dos deuses estrangeiros e os altares idólatras que havia nos montes, despedaçou as colunas sagradas e derrubou os postes sagrados. 4 Ordenou ao povo de Judá que buscasse o SENHOR, o Deus dos seus antepassados, e que obedecesse às leis e aos mandamentos dele. 5 Retirou os altares idólatras e os altares de incensoa de todas as cidades de Judá, e o reino esteve em paz durante o seu governo.

Leia I Rs 22.43
43 Em tudo andou nos caminhos de seu pai Asa, e não se desviou deles; fez o que o SENHOR aprova. Contudo, não acabou com os altares idólatras, nos quais o povo continuou a oferecer sacrifícios e a queimar incenso.
Leia I Rs 15.14

14 Embora os altares idólatras não tenham sido eliminados, o coração de Asa foi totalmente dedicado ao SENHOR durante toda a sua vida.

Primeiramente os navios se quebraram porque Jeosafá Fez aliança com quem  estava fora da vontade de Deus ( Acabe)  Por laços de casamento com atalia filha de acabe, que resultou em uma tentativa de exterminar com a linhagem de Davi. 2 Cr 22.10—12    Is 11.1

2º  Julgo desigual com os incrédulos e a insistência em pecar  2 Cr20.35—37

Obs: Foi avisado,mas não obedeceu,só porque lhe foi atribuído um elógio 2 Cr 19.1—3

Os navios  transportavam ouro,marfim,macacos e pavões,de três em três anos,para o rei Salomão I Cr  Cap 9.21

Foi feita uma alinaça entre acazias e Jeosafá, o reinado de Acazias foi marcado por extrema iniquidade , e por esta razão  quebraram-se  seus navios, devido e desprazer de Deus em sua pessoa. I Rs 22.48—50

O que Representa os Vavios para nós ?

Projetos,sonhos,bens,futuro,realizações,Nada disto dará certo, se não eliminarmos TOTALMENTE os idolos de nossa vida,sejam eles palpável ou não, Jesus disse : Lc 12.34 Pois onde estiver o seu tesouro, ali também estará o seu coração.

a)    Elimine TOTALMENTE todos os idolos de sua vida, e nunca os ressuscite.
b)    Cuidado com quem você escolhe para ser seu amigo,ou aliado,cuidado com as alinças com quem não serve a Deus.

Dedique sua vida em servir ao Senhor Jesus, e tenha uma vida abençoada!
                                                               Pb.Luciano Pereira


Nenhum comentário:

Postar um comentário