segunda-feira, 4 de abril de 2011

NOMES E SÍMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~Comentário Pb.Luciano Pereira

Leitura em Classe : Jo 1 .29—33  e Rm 8.9—15
Está lição trata da pluralidade,nomes e símbolos do Espírito Santo, é conveniente lembrar que o Espírito Santo não é uma Força ativa,como alguns hereges afirmam distorcendo as escrituras, quando traduzido do Original Hebraico para o português  Gn 1.1  a expressão correta é:

וְר֣וּחַ אֱלֹהִ֔ים מְרַחֶ֖פֶת עַל־פְּנֵ֥י הַמָּֽיִם׃


Veruach Elohim Merachefet alpnei hamaim =  e o Espírito ( Sopro, Vento) de Elohim Movia-se por sobre as águas.                                                                                     Veruach  Corresponde a  pneuma ( pneuma) Gr. que vem de Pneu,Vento, entretanto este vento não é um vento qualquer  refere-se ao Espírito de Deus como vento que enche, que atua,que se move,que é ativo,que está presente etc.
No Evangelho de João O Evangelista descreve que após a ressurreição de Cristo os discípulos estavam com medo dos judeus e autoridades, estavam trancados entre quatro paredes de portas fechadas, (Jo.20.19—22 ) NVI Ao cair da tarde daquele primeiro dia da semana, estando os discípulos reunidos a portas trancadas, por medo dos judeus, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “Paz seja com vocês!” Tendo dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos alegraram-se quando viram o Senhor. Novamente Jesus disse: “Paz seja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu os envio”.  E com isso, soprou sobre eles e disse: “Recebam o Espírito Santo.  Sabemos que este vendo era um Vento preparatório, um dos sinais que marcariam para sempre as suas vidas ( No Pentecostes) At 2.1...
Uma outra passagem digna de Observação é a de At 1. 8 Mas recebereis poder ao descer sobre vós o espírito Santo,e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda Judéia,Samaria e até aos confins da terra. Observe a palavra Poder no Grego é dunamiV (dinamis lit . Dinamite) explosão de poder,não seria uma dinamite para matar, mas para capacitar,impulsionar,e os habilitar para que posteriormente eles pudessem ser testemunhas do Senhor e de sua ressurreição.
A Bíblia se dirige ao Espírito Santo de Varias Formas de nomes,símbolos ou títulos como por Exemplo:
Em Rm 8 .26—27 Paulo diz que Ele nos ajuda em nossas fraquezas e intercede Pelos santos com Gemidos inexprimíveis  Logo Ele é ajudador e intercessor e Consolador. Na Carta aos Efesios Cap 1.13,14 Paulo diz que Ele é o selo de Deus em nós, Selo fala de garantia, de autenticidade e Originalidade, Somos exclusivamente Dele, ele é o penhor da nossa herança para Redenção da propriedade de Deus em louvor da glória.  Na Chave Lingüística do NT Grego nos é informado que A palavra Penhor é arrabwn Gr .( arrabon) sinal, penhor, indica um depósito em garantia do pagamento da soma completa, o Penhor é da mesma qualidade do que o pagamento integral.
Então mentalize, Ele é também nosso  Selo e Depósito, Aleluia!!!

Como Fogo o Espírito Santo Purifica-nos, e nos condiciona a vivermos uma vida santa. Mt .3. 10,11 NVI  “Eu os batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo. Ele traz a pá em sua mão e limpará sua eira, juntando seu trigo no celeiro, mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga”.
Alguns pregadores tem dito que este batismo com Espírito santo e com fogo refere-se ao juízo de Deus sobre os pecadores, porém  é preciso separar as coisas, perceba que Primeiramente o Batismo com o Espírito santo e com fogo que João se refere é o Poder do Espírito Santo sobre aqueles que passam pelo ritual das águas batismais ,Ou Seja uma cobertura maior do que o ato do Batismo, Um fogo, mas não de Juízo, entretanto O Fogo que queimaria a Palha, este sim será um fogo do Juízo de Deus.
Como Símbolo da água, Jesus disse para Mulher Samaritana, que Aqueles que Cressem Nele, em seu interior Jorraria uma fonte de água que saltaria para vida eterna Jo 4.10, 14.
Como Pomba, O Espírito Santo desceu do Céu sobre o Messias  Mt.4.1... Ele é a nossa paz e nos transmite mansidão e calma.

Amados temos um privilégio inigualável, a saber na A aliança o Espírito descia de forma esporádica sobre os servos do Senhor,atuava mas não de uma forma residente como  na atual dispensação, Ele está dentro de nós,Conservemos pois este selo,e tenhamos o Cuidado de não extingar ou entristecer o Espírito santo da Verdade I Tss 5.19  to pneuma mh sbhnete ( tó Pneuma me sbenete) o Espírito não apagais, não (abafeis)...

2 Pe 4 .10 servindo uns aos outros conforme o dom que cada um recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.

Amém!

Pb.Luciano Pereira
Assembléia de Deus Min Do Belém Em SBC SP

2 comentários:

  1. Falar o quê se mesmo sabendo do correto sentido de veruach ainda assim o camarada não aceita quê exista apenas um criador.

    ResponderExcluir
  2. Soprou sobre eles o espírito do Santo, o mesmo quê estava sobre Yeshua, Isaías 11:2 é simples más enquanto formos dominados pela religião, Vamos crer em deuses triunos indo contra o primeiro mandamento não terás outros deuses diante de mim.

    ResponderExcluir