quarta-feira, 4 de maio de 2011

COMENTÁRIO ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL LIÇÃO 06

DONS QUE MANIFESTAM A SABEDORIA DE DEUS



Texto áureo I Co 14.12 Assim,também,vós que desejais dons espirituais,procurai sobejar neles para a edificação da Igreja. Em Grego : Οὕτως καὶ ὑμεῖς, ἐπεὶ ζηλωταί ἐστε πνευμάτων, πρὸς τὴν οἰκοδομὴν τῆς ἐκκλησίας ζητεῖτε ἵνα περισσεύητε.
Porque desde que também vós, por causa do zelo (Zelotes,alguém que é entusiasta),sendo espiritual,para a edificação da igreja buscai continuamente,para que excedais,abundeis,aumentai (Crescimento espiritual).
O que se destaca nesta lição é a palavra de sabedoria, palavra da ciência, e o discernimento de espíritos. Observe abaixo: Nos dons de Saber ou Revelação Nos dons de Poder
a) Palavra de Sabedoria I Co 12.8 a) A Fé I Co 12.9
b) Palavra da ciência I Co 12.8 b) dons de Curar I Co 12.9
c) Discernimento de espíritos I Co 12.10 c) Operação de maravilhas I Co 12.10
Nos dons Verbais ou de expressão
a) Profecia I Co 12.10
b) Variedade de línguas I Co 12.10
c) Interpretação das línguas I Co 12.10
A Palavra de Sabedoria é uma capacidade Sobrenatural do Espírito de Deus na mente do Crente,é o próprio Deus dirigindo e falando pelo Crente.Um Exemplo deste fato além do que está em foco,foi quando Êx 17.14-----24 Temos também o Exemplo das palavras de sabedoria de Samuel para Saul quando este estava a procura das jumentas de seu pai I Sm 10.3---7 A Palavra da Ciência,é o revelar de Deus Das coisas encobertas,aquilo que os olhos naturais não enxergam e o intelecto humano não alcança, tendo em vista o que disse Daniel Cap 2 .21;22 não é um dom de revelação como muitos afirmam, e a palavra da revelação da ciência divina,um exemplo deste é o caso do profeta Aías quando se dirigiu com estás palavras a mulher de Jeroboão I Rs 14.2—6 At.5.1--10
O Discernimento de espíritos,serve para identificar a atuação de espíritos malignos,humano,divino.I Jo 4.1 Mt 24 .5;11.
Os Dons são a faculdade da trindade divina .Deus é quem opera tudo em todos
Os 3 tipos de Sabedoria que agem no homem:
a) A Sabedoria satânica Tg.3.14 ;15Mas se tendes amarga inveja e sentimento faccioso em vosso coração,não vos glorieis nem mintais contra a verdade,esta não é a sabedoria que vem do alto,Mas é terrena,Animal, e diabólica.
b) A Sabedoria Divina Tg 3.15 Mas a sabedoria que vem do alto é primeiramente pura,depois pacifica,moderada,tratável,cheia de misericórdia e de bons frutos,sem parcialidade e hipocrisia.
c) A Sabedoria Humana abrange a capacidade do homem adquirida na busca,nos sonhos e projetos, a está Deus não reprova,pois é natural do ser humano,entretanto não garante a salvação que depende do convencer do Espírito Santo, tome nota Jo 16. 8 καὶ ἐλθὼν ἐκεῖνος ἐλέγξει τὸν κόσμον περὶ ἁμαρτίας καὶ περὶ δικαιοσύνης καὶ περὶ κρίσεως
Mas virá aquele que (tirará a mascara, denunciará), o mundo sobre pecados e sobre a justiça e sobre o juízo.
Sabedoria Satânica tem como objetivo os propósitos do maligno 2Co 5.10,11 a palavra Ardis no original é ἵνα μὴ πλεονεκτηθῶμεν ὑπὸ τοῦ Σατανᾶ• οὐ γὰρ αὐτοῦ τὰ νοήματα ἀγνοοῦμεν. ( Pleonektephomen noémata) = tirar vantagens em defraudação arrogantes mediante meios desonestos,propósito no sentido pejorativo e malicioso.


Sabedoria Divina Promove os melhores meios possíveis nas grandezas do Reino de Deus . é a sabedoria de que Paulo Falou que apenas o homem espiritual tem ,porque discerne tudo e de ninguém é discernido.


Realmente há uma escassez avassaladora em nossos dias,e isto deve-se também a crise de identidade,e a fala de interesse e desejos pelas coisas de Deus, Col 3.1 Paulo aconselha- nos a buscarmos as coisas que são lá de cima, aonde Cristo está assentado a destra de Deus. Porém! Ele diz : SE JÁ RESSUCITASTES COM CRISTO, eis a questão! A muitas irregularidades que precisam ser denunciadas.Há três tipos de crucificação:
1- Crucificado com Cristo
2- Crucificado para o Eu
3- Crucificado para o Mundo Gl 6.14


O Dom de discernir os espíritos não é técnica, perícia ou psicologia humana, mas sim uma atuação direta do Espírito Santo na mente do homem, capacitando-o com uma espécie de "psicologia divina" que lhe permite dis¬tinguir as manifestações vindas de Deus das procedentes de espíritos demoníacos. O inimigo de Deus e dos homens muitas vezes "se transfigura em anjo de luz", e passa a enviar seus espíritos enganadores para introduzir "encobertamente heresias de perdição". Alguns desses espíritos até operam maravilhas semelhantes às de Deus. Torna-se necessária, então a intervenção do Espírito de Deus, capacitando homens e mulheres para discernir cer¬tas manifestações duvidosas e estranhas.


"Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus" (Jd 4). O dom de discernir os espíritos deve ser desenvolvido no seio da igreja - mas especialmente na esfera ministeri¬al. Ele funciona como uma espécie de "olhos espirituais", vigiando o rebanho de Jesus Cristo, o Bom Pastor, contra estes espíritos maus. I Tm 3.1—9 2 Pe 2.1—3
Na época de Paulo ele afirmou : Procurai com zelo os melhores dons PRINCIPALMENTE o de profetizar, em nossos dias concordando com Jonh stott Busquemos o de dicernir espíritos... MAS lembremo-nos de que sem amor de nada adiantará ter dons,o amor É O VINCULO DA PERFEIÇÃO O CAMINHO MAS EXELENTE I Co 13.1—13
Até a Próxima!
Pb.Luciano Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário