quinta-feira, 14 de abril de 2011

O Que é o Batismo com Espírito Santo


Leitura em classe At 2.1-4  7,8
Basiados no texto áureo e na leutura em classe enfatizamos que o Batismo com o Espírito Santo não ficou restrito apenas no dia de pentecostes,Pentecostes era o quinquagesimo  dia após a pascoa uma festa celebrada pelos judeus, também conhecida como festa da colheta,festa das semanas ou das primicias.Deus que não faz nada sem propositos, escolheu este dia para cumprir a profecia de Joel cap 2.28, Percebam que Jesus não disse aos discipulos que  que seria na festa de Pentecostes que o Espírito Santo Desceria sobre eles, apenas disse que eles não se auxentase de Jerusalém até que do alto fossem revestidos de Poder. At 1.5—7 . A Regeneração e  a Salvação são apenas uma condição exclusiva para se receber o Batismo, tendo em vista que Jesus disse que este Espírito o mundo não pode receber porque não o conhece. ( pallignesia ) Gr. palliguinesia outra vez nascido,outra vez gerado Jo 3.3 , é Bom lembar que no ato da salvação ou regeneração do homem com Deus,este recebe o Espirito Santo,O Espírito Santo passa a estar com eles de forma residente,como templo e morada, entretanto receber não é ser batizado.
O Primeiro proposito do Batismo com Espírito santo é está ação de Deus é um Revestimento de poder,uma capacidade sobrenatural no crente com a finalidade deste testemunhar eficazmente de cristo em qualquer momento e em qualquer lugar.Fazemos mensão de Apolo Varão Poderoso nas escrituras e eloquente na pregação,todavia só conhecia o Batismo de João,At 18.24,25 os discipulos de At 19.2—7  nem se quer sabia que existia Espírito Santo e Paulo impondo sobre eles as mãos foram todos batizados.
 Poderiámos também   Estudarmos mais a respeito de quais são os Propositos do Batismo com o Espírito Santo,do que o Batismo propriamente dito.
O que nos é abordado no segunto itém desta lição é que o Batismo no Corpo não é o Batismo com Espírito Santo,I Co 12.13 o que Paulo está querendo dizer é que houve uma união que formou um corpo quando fomos unidos com Cristo pelo Espírito atráves da Cruz, Pois o Tempo aoristo na palavra BATIZADOS indica que está ação é um ato passado.( Tempo aoristo no grego )
O Cristão em Geral deve ter a consciencia de que o deve-se ter o desejo que ser batizado com Espírito santo,Pois trata-se de uma questão de urgencia,havisto que o Cristão que quer se COMPROMETER  com Cristo e sua obra deve buscar esta capacitação,e quem não quer compromisso com Cristo e sua obra, não tem o minimo enteresse em receber está dádiva, que é o impulso de Deus na vida do Crente. Vejam! O Comportamento de Pedro e dos outros discipulos,Antes e Depois do Pentecoste.Decida hoje ! Se envolver e se comprometer,ou ficar apenas de longe...estamos falando de desejo, pois Deus não dá as suas bençaos espirituais para aqueles que não as deseja,Devemos ter uma vida anelante por Deus e por submetermos a sua Vontade!!!Salmos 42.1  Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo.Quando poderei entrar para apresentar-me a Deus?

É bom lembrar que na antiga aliança,os homens de Deus recebiam esta capacitação de forma transitória, no ato da ação de Deus,entretanto não havia o falar de línguas extranhas,mesmo quando Eles profetizavam, O Falar em línguas se deu do Pentecostes para frente ,Pois foi também um proposito do Eterno para este dia veja :
At 2. 6 –12 Ouvindo-se o som, ajuntou-se uma multidão que ficou perplexa, pois cada um os ouvia falar em sua própria língua. Atônitos e maravilhados, eles perguntavam: “Acaso não são galileus todos estes homens que estão falando? Então, como os ouvimos, cada um de nós, em nossa própria língua materna? Partos, medos e elamitas; habitantes da Mesopotâmia, Judéia e Capadócia, do Ponto e da província da Ásia, 10 Frígia e Panfília, Egito e das partes da Líbia próximas a Cirene; visitantes vindos de Roma, 11 tanto judeus como convertidos ao judaísmo; cretenses e árabes. Nós os ouvimos declarar as maravilhas de Deus em nossa própria língua!” 12 Atônitos e perplexos, todos perguntavam uns aos outros: “Que significa isto?”

As linguas extranhas que os discilos falaram eram diversos idiomas,uma ação linguistica sobrenatural do Espirito de Deus, com o proposito também de atrair os ouvintes, Ἀκούσαντες δὲ κατενύγησαν τὴν καρδίαν (Act 2:37 BGT) Akousantes dé kateníguesan ten kardian  -  Está expressão grega Cumpungiram-se kateníguesan significa literalmente  como se eles ficassem transpassados por um espada. 
Paulo ensina que falamos em  mistérios com Deus I Co. 2,3 Pois quem fala em uma língua não fala aos homens, mas a Deus. De fato, ninguém o entende; em espírito fala mistérios.
Porque está promessa não está restrita apenas em atos 2, porque no sermão de Pedro ele disse: At. 2 . 39 e também em varias ocorrencia lemos a evidencia do falar em outras línguas.I Co 12.13 14.5,6 At 19 etc.
O 2º proposito do Batismo com Espírito Santo é O Desfrutar de uma maior intimidade com Deus na obra de edificação individual.
O motivo de usarmos os termos Glossolalia e Xenolalia, é que por ocasião do pentecostes, eles falaram varios idiomas, Glosso = línguas lalia = falar  isto é falat em línguas desconhecidas, capacidade sobrenatuaral provinda de Deus no Crente que faz anunciados profeticos em línguas que a este é desconhecidas,ou seja o dom de línguas desconhecidas.
A Xenolalia é o dom de línguas conhcido a quem ouve e desconhecido a quem fala.
              Até a Próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário