sexta-feira, 15 de abril de 2011

ATÉ ONTEN EU ERA JACÓ (YAKOV)Gn. 28 ---22


Jacó! É o Terceiro da linhagem patriarcal que através dele Deus mudou a história da humanidade,Do ponto d vista da palavra de Deus,Abraão e Isaque difere –se de Jacó,porque a Bíblia mostra com mais clareza que Jacó é mais humano, A bíblia mostra um gráfico da vida de Abraão de baixo para cima, a Bíblia mostra um gráfico da vida de Isaque plenitude, abundancia,Fecundidade! Entretanto da vida de Jacó a Bíblia mostra que os momento são mais de Altos e baixos.   O Maior Erro de um homem ou de uma mulher é querer mostrar só o lado espiritual, ou querer espiritualizar tudo,ou querer ser espiritual demais,é bem verdade que somos porque temos a mente de Cristo, porém muitas vezes esquecemos que todo homem tem duas natureza, a de cima e á de baixo!   Você não é somente espírito você é de carne!!!!!apto a cometer erros e as vezes Erros irreparáveis! JACÓ é um dos servos de Deus mais mal Compreendido na Bíblia e por  nossa geração, Jacó Vem sendo tachado a muitos anos, a décadas,Como: USURPADOR, SUPLANTADOR,TRAPACEIRO,LADRÃO,ENGANADOR, Porém o Nome JACÓ não  quer dizer nada disso!


 Yakov significa = aquele que agarra! E nós podemos supor, aquele que agarra as oportunidades que lhes são dadas!Porque ..... ...... Eshave Esaú = peludo de Eshave se originou os Edomitas um povo que não existe mais, Edomitas vem de Edom e Edom e a mesma palavra para Adam , Esaú  foi como o primeiro Adão que trouxe pecado, desobdiencia, tragédia para toda a humanidade e  Yakov represenra o segundo adão porque foi de sua linhagem que nasceu o nosso messias...


Jacó não é um usurpador, não é um suplantador como muitos pregam e ensinam, o problema foi de quem vendeu a benção, e não de quem comprou, Jacó pagou pela benção, foi barato mas pagou!!!


( Já pensou se Nabote tivesse vendido a vinha para acabe de quem seria o problema!!!)


O  momento mais decisivo da vida de Jacó, foi quando ele estava no Deserto,porque a água havia se acabado,o pão havia se acabado,até a água de seu corpo estava se esvaindo, 45  graus durante o dia e 3 graus durante a noite, ele não sabia onde Era exatamente a casa de Labão, ele estava perdido no deserto, Se perder em São Paulo é fácil achar o caminho porque terá alguém para orientar.


E com certeza satanás o tentou a voltar atrás......Estás com sede Jacó.....Estás com fome Jacó.... estás com calor Jacó....Estás com Frio Jacó....


O diabo quer que vc volte, mas vc já está na metade do caminho...e a tua vitória está lá na frente!!!Jacó Estava no momento mais frágil de sua vida, e é nestes momentos que Satanás nos ataca!Porque as batalhas mais decisivas de nossa vida acontece nos momentos de fraquezas!!!


As vezes não temos forças nem pra Orar!!!!Vc se prostra mas não tem palavras....Porque os espinhos estão te sufocando....foi neste momento que Jacó foi Dormir,Ele não conhecia bem o Deus de seu pai,Há momentos que estamos na mesma situação, Deus te entende quando vc age como Jacó ou como Pedro na prisão,as vezes não oramos e vamos dormir,está estressado?Vai dormir Irmão!!!Deus vai se revelar para ti, porque ele te conhece!!!!!!


Porque Deus poderia aparecer para Jacó como Apareceu para Moisés,para outros heróis da fé, mas Apareceu para Jacó Dormindo!!!!Porque ! Se Deus  tivesse aparecido para ele acordado ele pensaria que fosse uma miragem no deserto,ele não acreditaria!Ele não teria nenhum preparo espiritual!


Ele estava desarmado de seu intelecto, aí Deus apareceu! Porque Dormindo ninguém Reage!!!


Deus falou com ele!!!!Ele estava no Deserto prestes a morrer de exaustão mas Deus falou com ele dizendo....... a palavra profética sempre se choca com a nossa realidade, nunca pense que a palavra caminha junto com tua lógica!!!!A palavra profetica de Deus NUNCA SE ENCAIXA COM A NOSSA REALIDADE!!! NUNCA!!!!!!lembra de Gideão!!!


Sonho = ... ... ... ...OBS: O Original Heb diz yEká'ülam porque malachim é Anos no plural mas malachi está Np singular não era anjos era o anjo!


DEUS SEMPRE APARECE NOS MOMENTOS MAIS DIFICIL DE NOSSA VIDA! Quando Jacó fez da Pedra um altar e deitou sobre ela azeite,  Porque eu sou como Jacó falho falho!!!!Mas tenho Azeite!!!!E quando ele deitou Azeite sobre a Pedra  Ele fez um voto de consagração ao senhor e disse : DAQUI PRA TRÁS MINHA VIDA ERA UMA....MAS DAQUI PRA FRENTE MINHA VIDA SERÁ OUTRA!!! (Deus está falando)  Aleluia!!!!As vezes Deus coloca algumas pedras no nosso caminho e pensamos que é pedra de tropeço, não Senhores!!!!Deus quer nos dá maturidade para conhecê-lo melhor... DEUS FARÁ DAS PEDRAS DO CAMINHO ALTARES E MEMORIAIS DA TUA VIDA!!!!!!!!!!!


A  porta tinha exatamente o tamanho, a espessura do corpo de Jacó porque só ele tinha que chegar na porta e entrar por ela!!!


E De acordo com o Talmude ....a escada tinha apenas 4 degraus...Porque cada degrau representa um ciclo de vida, e Deus estava  mostrando para Jacó um cronograma um mapa  uma trajetória  que ele passaria.cada degrau representa um ciclo de vida e um ciclo de vida equivale a sete anos.


1-       Degrau foi os sete anos que ele trabalhou para seu tio Labão, e Deus estava no negócio quando Labão o engaou lhe dando Lia ao invés de Raquel, Porque Deus Sempre nos dá o Essencial e nunca o Supérforo. Foi de Lia que veio Judá!!!!


Cada detalhe da vida de Jacó seria tratado por Deus até ele chegar na porta, o primeiro degrau da vida de Jaco estava relacionado em seu relacionamento com Lia = Vida física


2-       degrau da escada foi quando finalmente Jacó terminou de trabalhar mais sete anos e recebeu Raquel mulher que ele amava este segundo degrau está relacionado a vida emocional .


3-       Degrau da vida de Jacó foi quando ele fez uma sociedade com seu sogro e enriqueceu sete vezes mais ... (Histórias das ovelhas malhadas)


 4 – Degrau foi Quando ele se aparta de seu sogro  e parti com a família e tudo quando tinha ele estava chegando  na porta do fim da escada = Vida  espiritual 




Gênesis 31.24 Mas Deus apareceu de noite em sonho a Labão, o arameu, e disse-lhe: Guardate, que não fales a Jacó nem bem nem mal.




 Sabe como se chama está porta  do fim da escada!!! VAU DE JABOQUE!!!!


ANTES de atravessar o Váu ele manda presente para seu irmão 50% de tudo . O Camelo era o melhor meio de transporte da época então ele manda 40 camelo =  (40 Mercedes) O Jumento era o segundo melhor meio de transporte então ele manda  40 jumento ( 40 BMW) e foi baixando e foi baixando quando chegou a vez de mandar 40 carneiros era como se ele estivesse mandando (40 gol mil)


Jacó estava riquíssimo!!!!Porém a maior riqueza é ter intimidade com Deus!!!!A riqueza também tem 4 níveis:


1-       NEVEIS = bens físicos 2- Zehud = Merito andar de cabeça erguida 3 –Cecula = Tesouro (Crédito com Deus) você ora e Deus responde porque Deus Só paga a conta pra quem tem crédito com Ele 4-  Lismã =Riqueza que não tem preço porque preço é um acoida e valor é outra coisa. Lismã  pode ser seus filho...Eles não tem preço.


Está agora diante da porta do fim da escada!


 Gn 32. 23,24  Naquela mesma noite levantou-se e, tomando suas duas mulheres, suas duas servas e seus onze filhos, passou o vau de Jaboque. Tomou-os, e fê-los passar o ribeiro, e fez passar tudo o que tinha. Jacó, porém, ficou só; e lutava com ele um homem até o romper do dia.




Sabe quem era este anjo! O mesmo anjo  que  há 28 anos atrás   subia e descia na escada!!


O Mesmo anjo que estava com ele desde seu nascimento!!!!


O Talmude diz que quando uma criança nasce   Um anjo Vem no local aonde ela nasce, e  vem atrás demônios que estão na atmosfera para ver quem é a criança, E Quando o Malach chega, os demônios começa a persseguir porque sabe que ali tem uma missão especial.


O Anjo do Senhor Te guardará de todo mal até vc chegar na porta!!!Cada um d nós temos um anjo...Eles trabalham a favor daqueles que hão de herdar a salvação.(Pedro na prisão, Jesus no deserto)


Quando Jacó está lutando com o anjo no vau de Jaboque que é a porta, O anjo pergunta Como é seu nome?  Ele diz: eu sou aquele que AGARRA!!!! E SÓ TE SOLTO QUANDO TU TRANSFORMAR A MINHA VIDA. O ANJO DIZ: APARTIR DE HOJE, NÃO PRECISA AGARRAR, AS OPORTUNIDADES, PORQUE AS OPORTUNIDADES CHEGARAM NAS TUAS MÃOS, PORQUE NÃO TE CHAMARÁ MAIS YAKOV MAS ISH- EL = HOMEM DE DEUS!!!!


E QUANDO VIRAM ELE MANCANDO DE LONGE COM CERTAZA DISSERAM É JACÓ, É JACÓ, É JACÓ...MAS JACÓ NÃO ANDA ASSIM! MAS É JACÓ...TÁ VENDO EU NÃO DISSE QUE ERA JACÓ!!!(Ele responde ERA....ATÉ HONTEM EUERA JACÓ)


Quando alguém se encontra com Deus é impossível andar da mesma maneira!!!Eita!!!


Acerte suas pendências com Deus!!!!!Você não cumpriu da maneira de Deus o teu ciclo de Vida!!!Ele te  dá uma chance de recomeçar!!! SOMENTE GRANDES ATITUDES GERAM GRANDES RESULTADOS!!! AMÉM.

Um comentário:

  1. Trecho da palestra do Judeu Messianico, YOSSEF AKIVA.
    QUE DEVE SER COLOCADO COMO REFERÊNCIA.

    Pr. Yossef Akiva - Os Portais do Céu - A Escada de Jacó

    Vide youtube: http://www.youtube.com/watch?v=0Q52btv4cf0

    ResponderExcluir